Subscribe

A Sociedade Perfeita - Educação

Mais uma vez, peço ao leitor compreensão pela falta na atualização de sexta – Mas era feriado. Prossigamos assim nosso assunto, a discussão da sociedade perfeita. É uma decisão difícil a de escolher um ponto inicial, mas comecemos de seu núcleo, a educação.
Fato, hoje em dia vivemos em um ponto crítico. Os jovens acusam os anciões pelas faltas em seu passado, os anciões acusam seus filhos por terem caminhado para o abismo, e os adultos por sua vez culpam os jovens, por serem alienados e ignorantes. Exceções a parte neste raciocínio. Vivemos a nos iludir jogando a culpa para outros indivíduos e outras classes, e nunca analisamos o setor, e quando se julga, julga-se errado. Tomemos por exemplo a política para nós, ‘seres políticos’ (um assunto que será futuramente tratado com mais detalhes, não se preocupe). Alguns dizem que a grande falha em nosso governo são os governantes, que deveriam nos servir; outros comentam que o problema está naqueles que escolhem seus governantes, pela sua ignorância e falta de informação; outras vezes comenta-se que a falha esteja alojada nas classes “dominantes e controladoras” por influências, e por conseqüência nas classes alienadas por sua falta de cultura... Já alguns culpam Deus, mas não vem ao momento... O ponto é, grande falha é querer ver falha em falhas alheias, para assim solucionar uma grande outra falha, mas a verdadeira falha já está naquele que fala da falha dos outros. Pois veja leitor, cismamos tanto com a sociedade que não visualizamos o verdadeiro problema, que para os exemplos acima, descontam na educação, dizendo que tal é precária e a culpa da educação ser assim é dos professores “mal qualificados”. Concordo, o problema é realmente a educação... Mas não esta educação... Analisemos nosso contexto: O nosso repúdio é a sociedade atual, e queremos ao final descobrir onde se aloja tal doença... Mas como tal é a doença, esta não atacaria apenas o corpo em si, mas na maioria das vezes ataca primeiramente o menor ponto, para assim se espalhar... Ou seja, seria a célula. Então, analisando o máximo de nosso grupo social, a sociedade em si, como um corpo... Iremos lembrar que pelos princípios básicos da sociologia, nosso menor grupo social, ou seja, nossa “célula social” é a família.
Então, dito leitor, o que desejo que entenda de longa explicação é, que nossa maior falha está em nossa família, a educação hereditária e cultural que se dá e se recebe, não a educação de química e matemática... Mas o ponto mais básico de todos, a educação moral e ética que se explica para os filhos, as concepções de certo e errado, o que seria um bem e mal comunitário. Digo que falta uma pequena... Estruturação da família... Não digo que falta educação, mas que a mesma está sendo desperdiçada com aspectos fúteis e inúteis, o valor da família decaiu, e estamos atualmente em uma decadência familiar.
Espero que o leitor tenha compreendido nosso primeiro passo, a educação... A questão da família é nosso próximo assunto, porém, mais aprofundado para esta forte ligação que há entre a família, educação e outras... Coisas...

Um abraço a todos. E cansei de pedir comentários, você leitor, não gosta de mim. Mas eu gosto de você! Ao menos tento parecer gostar... Bem, não importa também. Até a próxima.